Solenidade de divulgação dos aprovados em Processo Seletivo

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 24 set 2020
Crédito: Sgt Fernanda Rocha

Rio de Janeiro (RJ) – No dia 22 de setembro, foi realizada a solenidade de divulgação dos aprovados no processo seletivo aos Cursos de Altos Estudos Militares 2020 e habilitados à matrícula na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME). A solenidade contou com a presença do Diretor de Educação Superior Militar, General de Divisão Jorge Cardoso Martins, que acompanhou o Comandante da ECEME, General de Brigada Marcio de Souza Nunes Ribeiro.

Realizado desde a criação da então Escola de Estado-Maior, em 1905, o processo seletivo é composto da avaliação institucional, executada pelo Departamento-Geral do Pessoal (DGP), e do exame intelectual, de responsabilidade da Escola.

Em 2020, 847 oficiais realizaram as provas, divididos na seguinte proporção:

- 13 oficiais Médicos concorrendo a 4 vagas, para o Curso de Chefia e Estado-Maior para Oficiais Médicos 2021;

- 60 oficiais Engenheiros Militares concorrendo a 4 vagas, para o Curso de Direção para Engenheiros Militares 2022; e

- 774 oficiais das Armas, Quadro de Material Bélico e Serviço de Intendência concorrendo a 140 vagas, para o Curso de Comando e Estado-Maior 2021.

Ao final da solenidade de divulgação, o Comandante da ECEME parabenizou aos aprovados e seus familiares, reconhecendo o esforço exigido na preparação intelectual, além dos deveres cotidianos da vida militar. Também destacou vários atributos atitudinais exigidos a um oficial de Estado-Maior: perseverança, dedicação, disciplina intelectual e cumprimento de missão além do dever.

Em virtude das orientações de prevenção relativas à pandemia da COVID-19, recomendou-se que a solenidade fosse acompanhada pelos meios digitais, em especial nas mídias sociais da ECEME e com o apoio da plataforma de vídeo do Comando Militar do Leste (Youtube). Foram observadas as medidas sanitárias preventivas contra a pandemia.

Fonte: ECEME