Solenidade de Entrega de Condecorações e Diplomas de Colaborador Emérito do Exército

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 23 set 2020
Crédito: Sd R. Menezes

Rio de Janeiro (RJ) – No dia 18 de setembro, a Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx), realizou solenidade para entrega de medalhas e diplomas, no Salão Nobre do Comando Militar do Leste (CML), no Palácio Duque de Caxias (PDC).

Estiveram presentes autoridades civis, que receberam das mãos do Diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército, General de Brigada Paulo Afonso Bruno de Melo, o Diploma de Colaborador Emérito do Exército, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à Instituição.

Na sequência, militares da DPHCEx e organizações militares diretamente subordinadas (OMDS) receberam condecorações, com as quais foram agraciados: Medalhas da Ordem do Mérito Militar, Medalhas do Pacificador, Medalhas Marechal Osório e Medalhas Militares de Bronze, Prata e Ouro, entregues pelo Diretor PHCEx e pelos Diretores das OMDS.

A tropa presente foi composta por integrantes da Diretoria e representações do Arquivo Histórico do Exército (AHEx), da Biblioteca do Exército (BIBLIEx), do Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial (MNMSGM) e do Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana (MHEx/FC).

Ao fazer uso da palavra, o General Paulo Afonso fez referência às efemérides do dia 18 de setembro: Dia da Família Militar, comemorado na data de nascimento de D. Rosa Maria Paulina da Fonseca, conhecida como Dona Rosa da Fonseca, instituída como Patrono da Família Militar, por ter sido casada com o Major do Exército Imperial Manoel Mendes da Fonseca, valoroso militar e grande monarquista. Dessa união nasceram dez filhos, sendo oito homens; sete deles abraçaram a carreira das Armas, ocupando posições de destaque na vida militar, na política e na administração pública brasileira. O Diretor PHCEx fez menção, ainda, ao Dia dos Símbolos Nacionais: a Bandeira Nacional, o Hino Nacional, o Brasão da República e o Selo Nacional. Em seguida, agradeceu aos colaboradores eméritos e cumprimentou os agraciados com as condecorações.

Foram respeitadas todas as medidas sanitárias, como o distanciamento entre os militares, uso de álcool gel e a utilização de máscaras.

Fonte: DPHCEx