Coletiva de imprensa do Comandante Militar da Amazônia sobre ações da Operação Amazônia na área da 17ª Brigada de Infantaria de Selva

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 23 set 2020

Humaitá (AM)  O Comandante do Teatro de Operações da Operação Amazônia e também Comandante Militar da Amazônia, General de Exército Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira, realizou a primeira coletiva de imprensa da operação em Humaitá. O evento ocorreu no Centro de Operações da 17ª Brigada de Infantaria de Selva (17ª Bda Inf Sl), instalado no 54º Batalhão de Infantaria de Selva (54º BIS), e teve por finalidade apresentar a Operação Amazônia bem como destacar a importância do adestramento militar e da integração entre as Forças Armadas.

O General Theophilo presidiu a coletiva, acompanhado do General Omar, Comandante da Força Terrestre Componente (FTC), e do General Lima, Comandante da 17ª Bda Inf Sl. Ele apresentou detalhes da Operação Amazônia em seu nível macro, informando um total de 3.300 militares das três Forças Armadas mobilizados em Manaus. Acerca das ações no município de Humaitá, o General Theophilo tranquilizou a população, ao explicar o caráter do exercício, no qual os eventos são de dupla ação controlada, e serão oportunamente avisados à comunidade com intuito de evitar qualquer incidente.

Na oportunidade, o General Theophilo destacou a importância da operação para o permanente estado de prontidão e garantia da soberania da Amazônia brasileira, ressaltando a integração das Forças Armadas e o ambiente interagências como permanentes facilitadores para ações conjuntas na região. Enfatizou, ainda, que as operações em curso como a Verde Brasil 2 (ações preventivas e repressivas contra delitos ambientais, desmatamento ilegal e combate a focos de incêndio) e a COVID-19 (apoio ao esforço nacional de combate ao Coronavírus), não sofrerão interrupção.

Fonte: 17ª Bda Inf Sl