Salto de paraquedistas militares marca encerramento da Operação Amazônia em Humaitá (AM)

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 22 set 2020

Porto Velho (RO) – No domingo, dia 20 de setembro, a 17ª Brigada de Infantaria de Selva (17ª Bda Inf Sl) encerrou a participação na Operação Amazônia com a realização de um salto de paraquedistas militares no Aeroporto de Humaitá (AM).

A ação final da Operação contou com o lançamento, em duas levas, de 17 militares das Forças Especiais do Exército Brasileiro, oriundos de Manaus (AM), que saltaram na modalidade Salto Livre, com aproximadamente 50 segundos de queda livre antes de abrirem os paraquedas.

A atividade foi acompanhada de perto pelo Comandante da 17ª Bda Inf Sl, embarcado na aeronave, um helicóptero black hawk, do 4º Batalhão de Aviação do Exército. A aeronave atingiu 14 mil pés para o lançamento, o que corresponde a aproximadamente 4,3 quilômetros de altitude.

A população presente, de todas as idades, acompanhou encantada, a atividade. Além do salto, o 54º Batalhão de Infantaria de Selva proporcionou uma apresentação da banda de música para divertimento de todos e, por fim, as crianças receberam exemplares da revista “Recrutinha” e tiraram fotos com os paraquedistas. Considerado primeiro evento dessa natureza na cidade, a demonstração dos paraquedistas foi uma forma de demonstrar toda a gratidão dos militares ao povo humaitaense, que com sua hospitalidade tão bem receberam e acolheram os cerca de 800 militares da Brigada ao longo da Operação.

A Operação Amazônia, que iniciou no dia 7 de setembro, foi um grande adestramento militar sob coordenação do Comando Militar da Amazônia (CMA), que, na área da 17ª Bda Inf Sl foi realizado na região urbana e rural da cidade de Humaitá, no período de 8 a 20 de setembro. Além do adestramento militar, algumas ações foram realizadas durante a Operação, tais como: Posto de Bloqueio de Controle de Estradas, Posto de Bloqueio de Controle Fluvial, patrulhas fluvial e a pé; Ações Cívico-Sociais e campanha de divulgação institucional.

Fonte: 17ª Bda Inf Sl