Departamento de Educação e Cultura do Exército apresenta o EB Conhecer no Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 21 set 2020
Crédito: DECEx

Rio de Janeiro – No dia 16 de setembro, o Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx) apresentou ao corpo docente do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) o Portfólio de Apoio à Gestão do Conhecimento - EB Conhecer, conjunto de plataformas digitais livres e colaborativas que abriga as bases de dados referentes à gestão de informação no Exército Brasileiro.

O EB Conhecer agrega as produções intelectuais, as publicações de periódicos, os conceitos doutrinários, o patrimônio histórico e cultural e os produtos de eventos temáticos de interesse da Força Terrestre, visando armazenar, organizar, gerenciar, preservar, recuperar e difundir acervo em formato digital produzidos no âmbito do Exército e passíveis de integração com o meio civil.

O Sistema está organizado em aplicativos com funções específicas para gestão do conhecimento. São eles: a Biblioteca Digital do Exército (BDEx); o Portal de Periódicos do Exército (EB Revistas); o Portal de Eventos do Exército (EB Eventos); o Acervo do Patrimônio Histórico e Cultural (EB Acervo); a Enciclopédia Colaborativa de Doutrina (Wikidout); e o Metabuscador (EBusca).

O CCOPAB é uma organização militar (OM) vinculada diretamente ao Ministério da Defesa e subordinada ao Exército, por intermédio do DECEx. A missão do Centro é apoiar a preparação de militares, policiais e civis brasileiros e de nações amigas para missões de paz e desminagem humanitária. Para efeitos de planejamento, orientação e supervisão das atividades de instrução e adestramento, a OM é vinculada ao Comando de Operações Terrestres (COTer).

Ao termino da exposição do EB Conhecer, que ocorreu no auditório do Centro Conjunto de Operações de Paz Sergio Vieira de Melo, o seu Comandante, o Coronel Márcio Carneiro Barbosa, agradeceu a explanação, em nome dos instrutores, convocando os presentes a verificarem os pontos de interseção com o Portfólio, com vista ao aproveitamento do Sistema em prol do CCOPAB.

Fonte: DECEx