5ª Região Militar recebe 30 Viaturas Blindadas – Posto de Comando anfíbias para adaptação e modernização

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 18 set 2020
Crédito: 3º Sgt Coutinho

Curitiba (PR) – No dia 15 de setembro, chegaram ao Brasil, pelo Porto de Paranaguá, 30 Viaturas Blindadas – Posto de Comando M577 A2 oriundas dos Estados Unidos. O navio Arc Resolve, de bandeira norte-americana, chegou ao Paraná com as viaturas blindadas que vão equipar o Exército Brasileiro (EB).

O lote foi doado pelo Exército Americano e será modernizado e adaptado para os padrões das Forças Armadas brasileiras no Parque Regional de Manutenção da 5ª Região Militar (Pq R Mnt/5). Uma equipe do Pq R Mnt/5 foi aos EUA para selecionar os blindados. O desembarque foi acompanhado por uma equipe técnica da 5ª Região Militar, que planejou o traslado até Curitiba, de forma a agilizar e minimizar os impactos no trânsito entre o litoral do Paraná e Curitiba.

O M577 A2 faz parte da família de blindados derivada do M113 e tem por finalidade ser utilizado como viatura de comando nas unidades blindadas do EB. Devido à sua versatilidade, pode ser adaptado para outras funções, tais como ambulância e central de tiro e de comunicações. Esse modelo é anfíbio, ou seja, tem capacidade de operar na água, uma vez que é dotado de motor Detroit Diesel 6V53, com 212 HP, e compatível com os mais diversos tipos de materiais optrônicos, inclusive os de visão noturna.

Atualmente, os M577 A2 são empregados em diversas unidades blindadas do EB, ligadas à 5ª Brigada de Cavalaria Blindada e à 6ª Brigada de Infantaria Blindada, ampliando significativamente a capacidade de comando e controle das unidades.

Fonte: 5ª RM