Visita da comitiva do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas às ações da Operação Ágata XII

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 17 set 2020
Crédito: 3° Sgt Pereira

Corumbá (MS) A Força Terrestre Componente Pantanal (FTC Pantanal) recebeu, no dia 15 setembro, a visita da comitiva do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas. O objetivo da visita foi conhecer a estrutura da Operação Ágata XII. A comitiva foi chefiada pelo Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (CEMCFA), Tenente-Brigadeiro do Ar Raul Botelho, sendo recepcionada no Comando do 6º Distrito Naval (6º DN).

O CEMCFA e demais autoridades, dentro das atividades previstas, deslocaram-se para a área do Lampião Acesso, localizada na BR- 262, no município de Corumbá, onde puderam constatar “in loco” o desdobramento de um Posto de Bloqueio e Controle de Estradas, operado por militares do 17º Batalhão de Fronteira (17º B Fron) e órgãos de segurança pública e fiscalização (OSPF).

A Operação Ágata XII é uma iniciativa do Ministério da Defesa, sob coordenação do Comando do 6º Distrito Naval, em conjunto com o Comando Militar do Oeste (CMO). Sendo uma operação interagências, contou com a participação de OSPF: Força Nacional, Polícia Federal, Receita Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental e Polícia Civil.

O objetivo principal da operação é combater os delitos transnacionais na faixa de fronteira, bem como contribuir para a redução das ações do crime organizado dos grandes centros, intensificando a presença do Estado na região.

 

Fonte: 18ª Bda Inf Fron