1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada prossegue na Operação Menna Barreto, exercício de adestramento de Estado-Maior

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 16 set 2020
Crédito: Sd Gripa

Santa Maria (RS) – No dia 14 de setembro, a 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (1ª Bda C Mec) iniciou os trabalhos de planejamento para a Operação Menna Barreto, em paralelo com a 3ª Divisão de Exército (3ª DE), sendo o exercício pioneiro nesta modalidade. Durante a jornada, os militares do Estado-Maior da 1ª Bda C Mec, juntamente com seu Comandante, receberam as Ordens de Alerta do Escalão Superior e, no período de oito horas, realizaram os planejamentos, tendo emitido a Ordem de Operações para suas peças de manobra ao final do dia.

No dia 15 de setembro, iniciou a simulação no Sistema Combater, quando os controladores lançaram no sistema tudo o que foi planejado pelo Estado-Maior da 1ª Bda C Mec. Nessa fase da operação o Estado-Maior recebe, da Direção do Exercício (DIREx), Problemas Militares Simulados (PMS), através do sistema de Comando e Controle, realizando as atualizações na manobra planejada inicialmente. Neste contexto, a 1ª Bda C Mec conta com a presença de um oficial da ALA-4, Força Aérea Brasileira, como apoio de fogo aéreo.

O Posto de Comando da 1ª Bda C Mec encontra-se acantonado no 4º Batalhão Logístico (4º B Log), em Santa Maria, e a previsão é de que o exercício se estenda até o dia 18 de setembro, com a realização da Análise Pós Ação (APA), juntamente com o Comandante da 3ª DE.

Fonte: 1ª Bda C Mec