Batalhão comemora o Dia da Família Militar

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 16 set 2020
Crédito: 2º Sgt Wanderley

Maceió (AL) – No dia 15 de setembro, o 59º Batalhão de Infantaria motorizado (59º BI Mtz) realizou uma solenidade alusiva ao Dia da Família Militar, comemorado anualmente no dia 18 de setembro. A cerimônia simbólica aconteceu no Museu Casa de Marechal Deodoro, localizado na cidade alagoana de Marechal Deodoro, local onde nasceu o Marechal Deodoro da Fonseca.

O evento, que enalteceu a Patrono da Família Militar, Dona Rosa Maria Paulina da Fonseca, contou com a presença do Chefe do Gabinete Civil da Prefeitura de Marechal Deodoro, Luiz Moisés Lininho Novais Lino. Na ocasião, o Comandante do 59º BI Mtz realizou a leitura de um texto alusivo à data, e colocou uma Corbelha de flores junto ao busto de Dona Rosa da Fonseca.

A Patrono da Família Militar nasceu em 18 de setembro de 1802, na antiga capital de Alagoas, atual município de Marechal Deodoro. Filha de Antônia Maria de Barros e José de Carvalho Pedrosa, casou-se no ano de 1824 com Manuel Mendes da Fonseca, militar do Exército, dando início à formação de uma das mais importantes linhagens militares do Brasil. Dessa união nasceram dez filhos: oito homens e duas mulheres, sendo exemplo de união familiar, de patriotismo e de devoção ao Brasil.

Fonte: 59º BIMtz