Em São Leopoldo (RS), homenagem aos 98 anos de Ex-Combatente da FEB

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 09 set 2020
Crédito: Sd Winicius Moraes

São Leopoldo (RS) –  No dia 8 de setembro de 1922, nasceu o Soldado João da Silva Augustinho, eterno integrante da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que serviu no 3º Batalhão de Engenharia, sediado à época na cidade de Porto Alegre.

O Soldado Augustinho foi para a Itália desempenhar as atividades de manutenção e construção de estradas e pontes, ficando sediado nas cidades de Alexandria e Nápoles, tendo participado efetivamente de operações bélicas, no período de 22 de fevereiro a 20 de setembro de 1945.

O 19º Batalhão de Infantaria Motorizado (19º BIMtz), representado pelo Subcomandante do Batalhão, Tenente-Coronel Wagner Pinheiro de Barros, prestou uma homenagem ao nosso eterno herói, que ganhou um bolo de aniversário em sua residência, para comemorar seus 98 anos de vida, no dia 8 de setembro de 2020, em São Leopoldo. O encontro foi promovido com autorização da família.

O evento foi prestigiado pelo Capitão Elmo Diniz, também com 98 anos de idade, Presidente da Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira, Regional Porto Alegre. Na ocasião, foi  entregue uma lembrança do 19º BIMtz ao homenageado.

A vitalidade do quase centenário Soldado Augustinho é contagiante e se baseia também, nas lembranças de uma vida em prol da humanidade. Ele foi um dos mais de 25 mil militares que lutaram pelo Brasil, em solo italiano, durante a II Guerra Mundial.

O filho Flávio se orgulha muito do pai, pois ele é um dos poucos pracinhas vivos no estado do Rio Grande do Sul. “É um privilégio para a nossa família e amigos tê-lo conosco. Devemos valorizar os difíceis feitos desses heróis em solo italiano, em prol da humanidade”, afirmou.

Com uma cerimônia simples, realizada na residência do Pracinha, e por questões de segurança sanitária, devido à COVID-19, os presentes mantiveram-se de máscaras e o homenageado assistiu a tudo da varanda de casa.

Fonte: 19º BI Mtz