Dia do Soldado na guarnição de Curitiba (PR)

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 27 ago 2020
Crédito: Sgt Coutinho e Sd Giovanne

Curitiba (PR) – Em 24 de agosto, foi realizada, na alameda de formatura do Forte Pinheirinho, uma solenidade em comemoração ao Dia do Soldado. A atividade, restrita à militares homenageados que servem na guarnição de Curitiba, respeitando o distanciamento social, agraciou os profissionais com as medalhas: Ordem do Mérito Militar, Militar de Ouro, Corpo de Tropa de Ouro, Corpo de Tropa de Prata, Marechal Osório, Corpo de Tropa de Bronze, do Pacificador, Max Wolff, da Vitória e Serviço Amazônico.

A cerimônia, presidida pelo Comandante da 5ª Divisão de Exército, foi coordenada pela Seção de Instrução da 5ª Região Militar com a participação de comandantes de organizações militares da cidade.

Dia do Soldado

O Dia do Soldado é celebrado em 25 de agosto, data do nascimento do Marechal Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, Patrono do Exército Brasileiro. Nascido no ano de 1803, no município de Porto da Estrela, hoje Duque de Caxias, no estado do Rio de Janeiro, o Patrono participou de campanhas pela independência do Brasil, foi chamado para manter a unidade nacional na Campanha da Cisplatina, lutou na Revolução Farroupilha, combateu os revoltosos do movimento da Balaiada, comandou as tropas na Campanha da Tríplice Aliança, entre outros grandes feitos, deixando um legado de nobreza de caráter, coerência de atitudes, bravura, patriotismo, legalidade, generosidade e humildade.

Fonte: 5ª RM