2º Batalhão Ferroviário promove Estágio de Manutenção de Equipamentos de Mergulho

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 27 ago 2020
Crédito: Sd Marlon Freitas

Araguari (MG) – O 2º Batalhão Ferroviário (2º B Fv) - "Batalhão Mauá", por meio do Centro de Instrução de Engenharia (CI Eng), realizou o Estágio de Manutenção de Equipamentos de Mergulho (EMEM) 2020, desenvolvido em 2 fases, sendo a primeira na modalidade EAD, de 20 de julho a 7 de agosto, e a segunda, presencial, de 10 a 21 de agosto.

A abertura oficial da fase presencial foi realizada pelo Diretor de Material de Engenharia, General de Brigada Marcus Vinícius Fontoura de Melo, que destacou a importância da mentalidade de manutenção dos equipamentos empregados nas diversas Organizações Militares Específicas de Mergulho (OMEM).

O EMEM 2020 teve a participação de 18 militares de unidades de Engenharia, Operações Especiais, Aviação do Exército e Logística, além de 2 militares do Corpo de Bombeiros do Estado de Minas Gerais. Durante o estágio, foram abordadas técnicas de manutenção e operação de equipamentos de mergulho autônomo, empregados pelas diversas OMEM, e também de equipamentos dependentes, recebidos recentemente pelo CI Eng para uso específico em trabalhos de Engenharia.

No escopo do estágio, foram abordadas, pela primeira vez, novas configurações de equipamentos para mergulho de Engenharia, tais como ferramentas subaquáticas, roupas secas, máscaras tipo "full face" com fonia e "side mounted" (cilindros montados lateralmente), que ora incrementam a capacidade técnica de mergulho no Exército Brasileiro.

Os concludentes da atividade estão aptos a executar e coordenar atividades de manutenção dos diversos equipamentos de mergulho e, ainda, daqueles utilizados no apoio às atividades subaquáticas, como compressores de baixa e alta pressão, botes e estações de sistemas de comunicação subaquática. Podem, também, ministrar instruções relativas ao assunto em estágios de área, seguindo a atual diretriz da Diretoria de Material de Engenharia.

Fonte: 2º B Fv