Estágio de Coordenação Civil-Militar

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 20 ago 2020
Crédito: CCOPAB

Rio de Janeiro (RJ) – No período de 27 de julho a 14 de agosto, o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil, Centro Sergio Vieira de Mello, conduziu o Estágio de Coordenação Civil-Militar (CIMIC, sigla em inglês) com o objetivo de preparar militares, policiais e civis para exercer funções relacionadas ao Sistema de Assuntos Civis da Organização das Nações Unidas (ONU), com ênfase na Coordenação Civil-Militar.

A atividade, realizada integralmente no idioma inglês, foi desenvolvida em duas fases: a primeira, na modalidade de ensino à distância (duração de duas semanas), em que foram abordados temas do Core Pre-Deployment Training Material. A segunda, presencial (uma semana), em que foram abordados assuntos do Specialised Training Material.

Fizeram parte dessa edição 32 estagiários, sendo 17 militares do Exército Brasileiro, 2 da Força Aérea, 2 da Marinha do Brasil, 4 policiais militares oriundos da Polícia Militar do estado da Bahia e Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e 7 universitários oriundos da PUC (RJ), USP e FMU.

Além do corpo docente do CCOPAB, mereceu destaque a participação dos seguintes instrutores convidados: Cel R1 José Augusto Bognoni Lós Reis; Cel PMESP R1 Hélio Tenório dos Santos; Maj PMESP Fernanda Santos Pereira da Silva; Cap Carloas Vinicius Ottoni Bittencourt; Sra. Thais Silva Menezes; Oficial de Ligação do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR); Sra. Fernanda Kundrat Brasil, da MINUSMA, Mali (videoconferência); o Cap Raphael Cavaliere Nardi de Souza, da UNMISS, Sudão do Sul (videoconferência); e o Sr. Gustavo Barreto, Assistente de Comunicação da UNIC-Rio.

Por meio de discussões em grupo e exercícios práticos, os estagiários tiveram a oportunidade de interagir em um ambiente multidimensional, característico das operações de paz.

Fonte: CCOPAB