Recepção de 31 cadetes do terceiro ano do Curso de Material Bélico da AMAN

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 17 ago 2020
Crédito: 1º Ten Bonfanti

Porto Alegre (RS) - No dia 14 de agosto, sexta-feira, uma comitiva de 18 cadetes do segmento masculino e 11 cadetes do segmento feminino, todos do 3º ano do Curso de Material Bélico da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), visitou o 8º Batalhão Logístico (8º B Log) com o objetivo de conhecer os seus futuros locais de serviço, já como oficiais do Exército.

A visita foi mais uma etapa de um roteiro que envolveu unidades militares logísticas nos diversos estados do sul do país. Nessa guarnição de Porto Alegre, os cadetes tiveram uma breve explanação do Comandante do Batalhão a respeito do trabalho desenvolvido por essa tropa, tendo, na sequência, percorrido diversas instalações do aquartelamento, com destaque para o Centro de Operações e Apoio Logístico (COAL), as oficinas de manutenção e o pátio de viaturas para desfazimento. No COAL, puderam conhecer um pouco dos processos de aquisição de insumos para a manutenção de viaturas, dos processos e planejamentos a respeito da manutenção orgânica das 29 organizações militares apoiadas atualmente pelo 8º B Log e, principalmente, conhecer os processos referentes à alienação, ao desfazimento e ao leilão de viaturas militares.

Visitaram, ainda,  a oficina de manutenção pesada e leve da Companhia Logística de Manutenção, onde conheceram os processos de manutenção em curso, com destaque para os sistemas de QR-code e de código visual de cores, recentemente adotados para melhorar a gestão da manutenção.

Finalmente, no setor de desfazimento, verificaram como é feito o controle das viaturas descarregadas e que serão vendidas nos leilões regulares determinados pelo Escalão Superior. Com a ilustre visita, o 8º Blog se sentiu muito honrado em contribuir para a formação do oficial de carreira do Exército Brasileiro,  mostrando, na prática, as missões que esses jovens militares terão que desempenhar no futuro. Isso ficou bem evidente na fala do Cadete Juan Carlos dos Santos Garcia: “Essa visita ao 8° BLog influenciará a minha carreira no sentido de que agora eu pude ver in loco as atividades realizadas pelo oficial de Material Bélico no COAL e no Pelotão Pesado de Manutenção e comecei a entender como funciona essa logística de manutenção de viaturas, especialmente as não blindadas”.