5º Batalhão de Infantaria Leve forma novos combatentes aeromóveis do Exército Brasileiro

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 27 jul 2020
Crédito: Sd Almeida

Lorena (SP) — O 5º Batalhão de Infantaria Leve (5º BIL) realizou no período de 20 a 24 de julho, o Estágio Básico do Combatente Aeromóvel. A atividade ocorreu na área de instrução do "Regimento Itororó" e na área de mata da Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL), em Piquete (SP). Participaram do estágio, Soldados do Efetivo Variável do 5º BIL, 1º Esquadrão de Cavalaria Leve (1º Esqd C L) e 12ª Companhia de Engenharia de Combate Leve (12º Cia E Cmb L).

O adestramento teve como objetivos o desenvolvimento dos atributos da área afetiva alinhados com o perfil do Combatente Aeromóvel, o aprimoramento do espírito de corpo, do sentimento de cumprimento de missão e da mística da Tropa Aeromóvel.
Os novos combatentes aplicaram as técnicas aeromóveis de desembarque e procedimentos de embarque em aeronaves e também passaram por instruções de sobrevivência, de progressão em áreas edificadas, manejo de minas e explosivos, patrulhas e tiro de ação reflexo.
Ao final do estágio, foi realizada a exfiltração de 16km na região de Lorena (SP), culminando com o recebimento da manicaca Aeromóvel, um dos símbolos do combatente de Emprego Estratégico do Exército Brasileiro.

Fonte: 5º BIL