Demonstração de transposição de curso d´água para capitães-alunos da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 27 jul 2020
Crédito: Cb De Noronha

Rio de Janeiro (RJ) – Nos dias 22 e 23 de julho, o 1º Batalhão de Engenharia de Combate (Escola), “Batalhão Villagran Cabrita”, coordenou a demonstração de uma operação de transposição de curso d’água para os capitães-alunos da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO), atendendo ao Pedido de Cooperação de Instrução (PCI) daquele estabelecimento de ensino.

O evento contou com a presença do General de Brigada Luís Cláudio de Mattos Basto, Comandante da EsAO; do General de Brigada Marco Antônio Estevão Machado, Comandante do Grupamento de Unidades Escola-9ª Brigada de Infantaria Motorizada (GUEs-9ª Bda Inf Mtz); e do Coronel José Fernandes Filgueiras Filho, Comandante do 5º Grupamento de Engenharia (5º Gpt E).

Nesse tipo de operação, o inimigo ocupa uma posição defensiva organizada na 2ª margem do curso d’água. A força atacante é obrigada a parar o seu avanço para planejar e concentrar meios para a transposição. O exercício também possibilitou a visualização de diversas funções de combate interagindo no local de travessia.

Foram utilizados botes de assalto; passadeira de alumínio; portadas táticas leves e portada Ribbon Bridge; ponte Logistic Support Bridge (LSB); Viatura Blindada de Transporte de Pessoal (VBTP - Guarani) e Viatura Blindada de Combate (VBC - Cascavel).

Fonte: 1º BE Cmb (Es)