Aula Inaugural do Curso de Precursor Paraquedista

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 13 jul 2020
Crédito: Sd Leal Silva

Rio de Janeiro (RJ) – No dia 7 de julho, foi realizada, na Colina dos Precursores do Centro de Instrução Pára-quedista General Penha Brasil (C I Pqdt GPB), a aula inaugural do 20/1 Curso de Precursor Paraquedista. Para ministrar a aula, foi convidado o Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), Gen Ex Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, Precursor nº 259

Com 24 semanas, o Curso de Precursor Paraquedista divide-se em quatro fases: Nivelamento técnico operacional, Curso de Mestre de Salto, Lançamento Precursor e Operações de Precursores. Vencidas essas etapas, os alunos tornam-se aptos a cumprir diversas missões, como comandar equipes de precursores em infiltrações e exfiltrações; reconhecer e operar zonas de lançamento, zonas de pouso e zonas de pouso de helicóptero; atuar como observador aéreo, realizar guiamento aéreo avançado de caças da Força Aérea e Aviação do Exército; controlar aeródromos sob quaisquer condições; atuar na guerra eletrônica e na inteligência militar; e atuar em operações de coordenação e controle interagências.

Os precursores são uma tropa de elite do Exército Brasileiro, capazes de realizar os mais variados tipos de missão. Sua origem remonta à Segunda Guerra Mundial, quando foram necessárias equipes que pudessem se infiltrar no território inimigo para lançar e reorganizar as tropas paraquedistas.

Foram Matriculados no curso 4 oficiais e 12 sargentos do Exército Brasileiro e 2 sargentos da Marinha do Brasil.

O evento foi prestigiado pelo Comandante da 1ª Divisão de Exército, General de Divisão William Georges Felippe Abrahão,  pelo Comandante da Brigada de Infantaria Pára-quedista, General de Brigada Helder de Freitas Braga  e comandantes das organizações militares paraquedistas.

 

 

Fonte: CIPqdt GPB