Aditância Militar do Brasil na Itália promove encontros com autoridades locais para manter viva a memória dos feitos da FEB

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 08 jul 2020

Roma (Itália) – Na semana de 29 de junho a 3 de julho, o Coronel André Luiz dos Santos Franco, Adido do Exército junto à Embaixada do Brasil na Itália, participou de reuniões com os presidentes de província e os prefeitos dos municípios italianos que possuem monumentos em homenagem à Força Expedicionária Brasileira (FEB). Dentro do Projeto Memória FEB na Itália, o principal objetivo desses encontros foi estabelecer as metas para as próximas atividades relacionadas às comemorações da presença das tropas brasileiras na península italiana, durante a Segunda Guerra Mundial.

A manutenção da chama acesa de respeito e admiração da população dessas localidades, pelos atos de coragem e abnegação dos “pracinhas” da FEB, foi outro aspecto destacado pelas autoridades italianas. Nesse sentido, as províncias de Pisa e de Pistoia, bem como os municípios de Santa Croce Sull’Arno, Castelfranco di Sotto, Fucecchio, Santa Maria a Monte, Vecchiano, Massarosa, Camaiore, Borgo a Mozzano, Porretta Terme, Gaggio Montano, Vergato, Montese, Zocca, Collecchio e Fornovo di Taro, reforçaram o compromisso de valorização da memória da FEB, por meio da presença cada vez maior de crianças e adolescentes nas cerimônias alusivas à liberação da Itália. Para os italianos da Toscana e da Emilia-Romagna, a liberdade e a democracia de hoje foram conquistados com a vital contribuição do Soldado brasileiro da FEB.

Fonte: Aditância do Exército na Itália