Brigada de Infantaria Pára-quedista inicia a certificação como Força de Prontidão do Exército Brasileiro

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 01 jul 2020
Crédito: Sd Torres

Rio de Janeiro (RJ) — O Comando de Operações Terrestres, por meio do Comando Militar do Leste, começou, no dia 29 de junho, o 1º Exercício de Certificação do Estado-Maior (EM) da Brigada de Infantaria Pára-quedista (Bda Inf Pqdt), iniciando a 2ª fase do Ciclo de treinamento da Força de Prontidão (FORPRON). Cabe ressaltar que a Bda Inf Pqdt é a primeira brigada do Exército Brasileiro a ser certificada nesse novo sistema, possibilitando a composição de uma tropa comprovadamente adestrada e capaz de executar operações de defesa da Pátria, a fim de permanecer pronta para atuar em qualquer parte do território nacional e em qualquer período.
A certificação, realizada no Centro de Adestramento Leste (CA Leste), é protagonizada pelo Comando da Bda Inf Pqdt e simula um conflito armado entre países. Em 29 de junho, foi realizada a ambientação e o início do planejamento tático da brigada. No decorrer do exercício, esse planejamento e as condutas necessárias serão colocados à prova, valendo-se do software COMBATER.
Ao término dessa simulação construtiva, o EM Bda Inf Pqdt obterá a certificação como FORPRON. Além disso, esse exercício pioneiro servirá de referência para futuros treinamentos em outras regiões do país.

Fonte: CML