17ª Brigada de Infantaria de Selva desenvolve Aplicativo Guardiões da Amazônia, facilitando interação da população com órgãos de fiscalização ambiental

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 26 jun 2020

Porto Velho (RO) – No dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, a 17ª Brigada de Infantaria de Selva (17ª Bda Inf Sl) lançou o Aplicativo Guardiões da Amazônia, criado com o objetivo principal de proteger a Região Amazônica. A ideia da criação do aplicativo deu-se por ocasião do transcurso do primeiro mês da Operação Verde Brasil 2.

Diante da necessidade de haver uma ferramenta que facilitasse a interação da população e dos órgãos de fiscalização ambiental, com o objetivo em comum de proteger a Floresta Amazônica, no tocante aos ilícitos ambientais, a 17ª Bda Inf Sl somou esforços junto com o Conselho Nacional da Amazônia Legal e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia. O esforço visou a concepção de uma plataforma integrada que viesse a combater os diversos delitos ambientais, possibilitando um trabalho de forma integrada.

A partir dessa integração, o Sr José Mário Fraga Miranda, Servidor Civil do 5º Batalhão de Engenharia de Construção (5º BEC), Organização Militar vinculada a 17ª Bda Inf Sl, desenvolveu o aplicativo para uso no aparelho celular e computadores. A plataforma Guardiões da Amazônia é composta de 2 partes, Aplicativo Móvel e Módulo Web. O Aplicativo Móvel tem por finalidade principal o envio de denúncias de forma segura e precisa. O usuário, caso queira, pode optar por fazer sua denúncia de forma anônima. O Módulo Web é de uso restrito dos Órgãos de Fiscalização Ambiental.

Fonte: 17ª Bda Inf Sl