Batalhão Borba Gato realiza Operação Cunha II

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 01 jun 2020
Crédito: 1º Ten Campos

Pindamonhangaba (SP) – Em apoio à Força Aérea Brasileira, o 2º Batalhão de Engenharia de Combate reiniciou, ao final do mês de maio, a Operação Cunha II. A missão é um apoio de engenharia na manutenção da estrada de acesso à Estação Aeronáutica de Controle do Espaço Aéreo (EACEA-HCN), localizada na Pedra do Marco, no município de Cunha (SP), distante 75 Km da cidade de Guaratinguetá (SP). O local está a uma altitude de 1.400 metros, na Serra do Mar, e é pertencente ao Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo (SRPV-SP), sob coordenação do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Guaratinguetá (DTCEA-GW).  

Essa importante Estação Aeronáutica é composta por um sítio de antenas em VHF, que é imprescindível para o fluxo de comunicação entre as aeronaves que voam na ponte aérea Rio-São Paulo.

O Batalhão Borba Gato, com seus maquinários pesados, trabalha na recuperação de 3 km da plataforma de rodagem da estrada, realizando serviços de terraplenagem, drenagem e nivelamento. Também estão sendo montadas armações em aço que serão utilizadas na concretagem das bandas de rodagem nos trechos mais íngremes da estrada, permitindo o acesso nos períodos chuvosos do ano.

Fonte: 2º BE Cmb