Ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira são homenageados pelo Comando Militar do Leste

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 15 mai 2020
Crédito: Sd Nóbrega e Sd R. Menezes

Rio de Janeiro (RJ) – Nos últimos seis meses, o Comando Militar do Leste, por meio da Seção de Comunicação Social, prestou homenagens aos heróis da Força Expedicionária Brasileira (FEB) em duas frentes: Entrega da Medalha da Vitória na residência dos ex-combatentes, honraria concedida pelo Ministério da Defesa, e produção de vídeos com depoimentos de suas vivências durante a Segunda Guerra Mundial.

As primeiras condecorações foram entregues em setembro de 2019, mês da Independência do Brasil. A Senhora Nair Maynart, viúva do ex-combatente Antônio Maynart Corrêa, recebeu a Medalha da Vitória (concedida em vida) na presença dos familiares do homenageado falecido. Outro reconhecido herói foi o ex-combatente Nelson dos Santos, que reuniu parte da sua família para receber a medalha.

No mês de outubro, mais dois heróis receberam a Medalha da Vitória. O ex-combatente Archimedes Pinto Porto foi condecorado na presença de seus familiares e da neta, que acompanhou, emocionada, a homenagem por videoconferência. Na semana seguinte, o agraciado foi o ex-combatente Raymundo Oliveira da Silva, que também esteve ao lado de sua família para receber a homenagem.

No mês de fevereiro de 2020, cumprindo solicitação do Centro de Comunicação Social do Exército e contribuindo com os produtos de comunicação que reverenciam os 75 anos da vitória do Brasil e dos Aliados na Segunda Guerra Mundial, foram realizadas diversas entrevistas. Os entrevistados foram os Coronéis ex-combatentes Amerino Raposo Filho, Juventino da Silva e Nelson dos Santos, condecorados cinco meses antes da entrevista. Os veteranos puderam compartilhar as suas experiências, os momentos marcantes e as lembranças das conquistas realizadas pela FEB. Todas essas entrevistas contribuíram para a produção de vídeos que reverenciam os nossos eternos heróis e que estão sendo divulgados em todas as mídias e canais de comunicação do Exército Brasileiro e do Comando Militar do Leste.

 

Sobre a Medalha da Vitória

A Medalha da Vitória destina-se a agraciar ex-combatentes e militares das Forças Armadas, civis nacionais, militares e civis estrangeiros, policiais e bombeiros militares, organizações militares e instituições civis nacionais que tenham contribuído para a difusão dos feitos dos eternos heróis durante a Segunda Guerra Mundial, participado de conflitos internacionais na defesa dos interesses do país, integrado missões de paz, prestado serviços relevantes ou apoiado o Ministério da Defesa no cumprimento de suas missões constitucionais.

Fonte: CML


Crédito: Sd Nóbrega e Sd R. Menezes