Proatividade na comunicação da Academia Militar das Agulhas Negras

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 13 mai 2020

Resende (RJ) – Ao mesmo tempo em que a comunicação ganhou asas com o advento da tecnologia, ela também tornou-se alvo da desinformação. A cada notícia publicada e replicada de maneira equivocada nos meios sociais, um longo caminho tem de ser percorrido para retificar um engano cometido. Em alguns casos, a falta de checagem da informação pode causar danos aos envolvidos, que dificilmente poderão ser revistos, pois já perdeu aquilo que os produtores de reportagens chamam de “time” da notícia. 

Em tempos de pandemia sanitária, a Academia Militar das Agulhas Negras redobrou os cuidados com as medidas sanitárias preventivas e com a comunicação verídica e instantânea dos fatos, de acordo com a atualização da situação da COVID-19. Desde o início de registros de sintomas à confirmação de casos, tudo tem sido devidamente informado aos mais de 12 mil integrantes dessa pequena cidade dentro de Resende. Além da comunicação interna, a AMAN também tem se dedicado intensivamente a atender prontamente aos veículos de imprensa regionais e nacionais.

No dia 11 de maio, o Comandante da AMAN, General Gustavo Henrique Dutra de Menezes, concedeu entrevista à afiliada da TV Globo, Rio Sul. Em uma conversa com a apresentadora Fernanda Monteiro, ele falou sobre o licenciamento dos Cadetes, entre outras ações de prevenção e contenção da doença. “O merecido descanso foi dado aos Cadetes de 8 a 27 de maio, tendo em vista o adiantamento das atividades de cunho universitário, em um evidente esforço dos militares da Divisão de Ensino e demais integrantes da AMAN. Conseguimos nos antecipar aos conteúdos, inclusive, trabalhando aos sábados e feriados, tendo em vista o regime de quarentena cumprido pelos Cadetes”, avaliou.

Além desta entrevista, os materiais produzidos pela Comunicação Social da AMAN têm pautado outros veículos. Somente no primeiro fim de semana de maio, houve demandas de veículos como: TV Band Rio Interior, Portal Uol, Band News Rio FM, G1, TV Globo, CBN, Estadão, SBT Brasil, Jornal a Voz da Cidade, o Diário do Vale, Foco Regional, entre outros. “Nós agradecemos a oportunidade de esclarecermos sempre as informações”, afirmou o General Dutra, em entrevista ao RJ TV 1ª Edição, no dia 11 de maio.

Com tamanha importância no cenário nacional e mundial, é esperado o aumento da procura por informações a respeito da Academia e sobre como ela tem enfrentado essa crise, a mais desafiadora para essa geração militar. Por isso, também, desde o início da implantação das medidas sanitárias preventivas contra a COVID-19 no interior da instituição, houve crescente demanda da produção de notícias internas e externas, notas de esclarecimento, vídeos e demais meios de informação.

A atuação da comunicação social é um dos pilares mais importantes no contexto atual de mundo. O ritmo acelerado de publicação de notícias nos meios oficiais da instituição é justamente para informar, quase que em tempo real, as atualizações da doença e as decisões tomadas em uma academia de renome nacional, como é o caso da AMAN.

 

A Academia sabe da importância da parceria com os veículos de comunicação para fazer com que a notícia chegue mais rápido ao seu público. E, por isso, presta-se a estar de prontidão contínua para evitar as chamadas Fake News.

Fonte: AMAN