Dia mundial de higiene das mãos foi lembrado no HGuFl

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 07 mai 2020
Crédito: Sgt Elibio

Florianópolis (SC) – Na manhã do dia 5 de maio, o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) e a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Hospital de Guarnição de Florianópolis (HGuFl) realizaram atividade em alusão ao Dia Mundial de Higiene das Mãos.

Os profissionais de saúde do Pronto Atendimento Médico (PAM), Laboratório de Análises Clínicas (LAC), Odontoclínica, Nutrição e Unidade de Internação (UI) participaram de oficina de lavagem das mãos. A dinâmica executada na própria seção teve o intuito de verificar a correta lavagem das mãos através de um material utilizado no lugar do sabão para a identificação das áreas higienizadas.

Após as oficinas, os militares participaram de uma palestra ministrada pela 1º Tenente Dentista Damiane Minhoz Bondia Crivelli que destacou o tema, deste ano, “Salve Vidas: higienize suas mãos”, além de instruir sobre como realizar a correta lavagem das mãos.

Para a Tenente-Coronel Farmacêutica Silvana Minozzo Junges, Presidente do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), o objetivo da atividade é reforçar a importância de levar a sério a higienização das mãos, uma vez que o hábito é essencial no combate a doenças e fundamental na prevenção de infecções relacionadas à assistência à saúde. “Queremos estimular os profissionais de saúde a desempenharem as boas práticas de cuidados limpos e seguros para a prevenção de infecções e a melhoria da segurança do paciente em nossos serviços de saúde”, complementou.

Como parte da Campanha de 5 de maio de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS), apoiada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS) visa tornar a higiene das mãos uma prioridade global.

A atividade foi realizada também no Centro Cirúrgico (CC) e teve o objetivo de verificar os procedimentos e técnica de escovação pré-cirúrgica.

Fonte: HGuFl