Centro de Avaliações do Exército no combate à pandemia

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 30 abr 2020
Crédito: Sd da Souza

Rio de Janeiro (RJ) – O Centro de Avaliações do Exército (CAEx) – "Campo de Provas da Marambaia" – contou com a colaboração, em 28 de abril, do Primeiro Batalhão de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (1º Btl DQBRN), que ministrou instrução de quadros relativa à prevenção e combate à pandemia do Novo Corona Vírus (a COVID-19).

O evento foi de fundamental importância na formação de multiplicadores de conhecimento e na conscientização do efetivo da Organização Militar (OM), a respeito de medidas sanitárias no âmbito do Governo Federal, através das Diretrizes do Comandante do Exército e do Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), para a prevenção e o combate à pandemia da COVID-19 e nas Notas Técnicas expedidas pela Diretoria de Saúde do Exército acerca do assunto.

Possibilitou preservar a vida e a saúde dos militares e de seus familiares e manter a capacidade operativa dos quadros da OM, no âmbito do Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Exército (SCTIEx). A palestra teve caráter eminentemente prático, quando foram ensinadas as principais características e sintomas de uma pessoa contaminada pelo vírus, a prevenção diária, o emprego de agentes descontaminantes e de equipamentos de proteção individual (EPI), a separação e balizamento de áreas contaminadas e a descontaminação propriamente dita.

Em seguida, o 1º Btl DQBRN descontaminou refeitórios, alojamentos, garagens, instalações de saúde e seções do CAEx. A OM já havia adotado o uso obrigatório de máscaras de proteção, o emprego de álcool gel e o distanciamento de dois metros entre os integrantes em alojamentos e refeitórios. Foi instalado, à entrada da OM, pela Seção de Saúde, um posto de triagem de militares, servidores civis e visitantes, com emprego de questionários, instrumentos de medição de temperatura corporal e de prescrição de quarentena para casos suspeitos ou de internação, se fosse necessário, de casos confirmados, através da testagem em laboratório.

Fonte: CAEx


Fonte:CAEx