Recrutas participam de instrução sobre Orientação Noturna e Diurna

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 21 abr 2020
Crédito: S Ten Márcio Araujo

Rio de Janeiro (RJ) – Na última semana, os recrutas do 1º Batalhão de Engenharia de Combate participaram de instrução sobre orientação noturna e diurna, como parte da disciplina “Orientação e Observação”, do Período de Instrução Individual Básica. O objetivo da instrução foi fazer com que os recrutas realizassem corretamente uma pista de orientação, dentro de um tempo estabelecido e com uso das técnicas preconizadas no Manual de Campanha de Leitura de Cartas e Fotografias Aéreas (C 21-26).

Para atingir o objetivo, os militares assistiram as instruções teóricas, que consistiam sobre o conhecimento, nomenclatura, valor militar e identificação dos acidentes geográficos no terreno; os pontos cardeais e colaterais; o emprego da bússola e da carta na orientação diurna; convenções cartográficas e símbolos militares; escalas das cartas e das distâncias; as direções e os azimutes. Ao fim das instruções teóricas, foram avaliados com perguntas sobre os assuntos estudados.

Como prática, os recrutas foram divididos em funções (homem-carta, homem-ponto, homem bússola e homem-passo) de modo que pudessem executar um circuito básico de orientação diurna previamente preparado, com a finalidade de demonstrarem o uso correto da bússola e a utilização de uma carta do terreno. Também desenvolveram ao longo da instrução atributos da área afetiva, como o espírito de corpo e a camaradagem.

Fonte: 1º BECmb