Unidades apresentam capacidades operativas

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 20 abr 2020

Rio de Janeiro (RJ) – O bairro de Realengo abriga duas unidades fundamentais no combate ao Novo Coronavírus: uma é responsável pelo preparo e a outra pela emprego. No dia 14 de abril, a Escola de Instrução Especializada (EsIE) e o 1º Batalhão de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear somaram esforços para demonstrar à população, por meio da imprensa, a capacidade operativa das unidades que integram o Comando Conjunto Leste.

Durante a atividade, os militares apresentaram os processos de desinfecção no interior e no exterior de ambulâncias e em locais fechados como trens, prédios, metrô, estações de BRT e aeroportos. O público também pôde conhecer os produtos utilizados nas ações de desinfecção, como o BX-24, produto descontaminante à base de cloro, e o álcool 70%, acompanhar os processos de desinfecção técnica dos equipamentos de proteção individual de uso permanente, que asseguram a saúde do militar, e o descarte de materiais que devem ser inutilizados após o uso.

Todos os equipamentos utilizados nas demonstrações, como motobombas, geradores, caldeiras, contêineres e viaturas leves de descontaminação, trazem autonomia e mobilidade para o emprego dos militares nas ações de desinfecção.

Desde da ativação do Comando Conjunto Leste, no dia 20 de março, as unidades que atuam na Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear, estão trabalhando na capacitação de pessoal em várias regiões do Brasil e na desinfecção de áreas de grande circulação como as estações de BRT (Jardim Oceânico, Recreio dos Bandeirantes e Alvorada), estação de trem Central do Brasil, estação das barcas Praça XV e a estação de Metrô Estácio.


Soluções caseiras

Em uma das demonstrações, os militares apresentaram procedimentos que podem ser adaptados nas residências para reduzir o risco de contaminação. Baldes e Produtos como detergente neutro, sabão em pó e água sanitária diluída, usados corretamente, são aliados caseiros muito eficazes contra o Novo Coronavírus.