Dia Internacional para Conscientização e Assistência em Ação Contra Minas

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 13 abr 2020

Rio de Janeiro (RJ) – Anualmente, no dia 4 de abril, é comemorado o Dia Internacional para Conscientização e Assistência em Ação Contra Minas (International Day for Mine Awareness and Assistance in Mine Action). Dessa forma, a fim de homenagear a data, contribuindo com a conscientização e divulgação sobre o assunto, o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) realizou, no dia 6 de abril, uma apresentação da problemática das minas terrestres nas diversas regiões do mundo e a relevância de bem preparar militares nacionais e estrangeiros para atuar em missões de Desminagem Humanitária sob a égide de Organismos Internacionais. Prestigiaram a atividade, o Comandante do CCOPAB e os integrantes do Centro Conjunto, que participam dos planejamentos, da coordenação e da condução do Estágio Contra Minas.

O CCOPAB é uma Organização Militar com a missão de apoiar a preparação de militares, policiais, civis (brasileiros e de nações amigas) para missões de paz e desminagem humanitária, buscando constantemente ser referência internacional na promoção da excelência do preparo de recursos humanos nas missões definidas em sua criação.

No contexto da desminagem humanitária, o CCOPAB já conduziu nove estágios de Ação Contra Minas para Oficiais e Sargentos (brasileiros e de nação amiga) e, em 2019, designou e empregou uma Equipe Móvel de Treinamento (EMT) em proveito dos militares da República do Equador.

Tais atividades demonstraram a expertise acumulada por este Centro Conjunto na preparação e condução de atividades desta natureza. Nestas ocasiões, contou com um importante apoio e imprescindível cooperação/colaboração do Centro de Instrução de Engenharia (Araguari-MG).

Fonte: CCOPAB


Fonte:CCOPAB