Ações de combate à Covid-19 em Macapá

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 01 abr 2020

Macapá (AP) -  A 22ª Brigada de Infantaria de Selva (22ª Bda Inf Sl) vem apoiando a saúde pública dos estados onde atua com a conscientização da população em relação às medidas preventivas para mitigar a propagação da COVID-19; o apoio no transporte e na distribuição de água, cestas básicas e materiais de saúde; o apoio a locais de acolhimento de idosos e  patrulhas fluviais no Rio Oiapoque na fronteira com a Guiana, entre outras ações.

    No dia 25 de março, 21 militares da área de saúde da 22ª Bda Inf Sl foram capacitados na Superintendência de Vigilância em Saúde, em Macapá. O treinamento englobou conceitos básicos sobre a caracterização e a etimologia do vírus, características do ponto de vista epidemiológico e clínico, fluxo de atendimento, preenchimento da ficha de notificação e questões relacionadas aos equipamentos de proteção individual (EPI). A capacitação teve como foco principal a atuação dos militares e agentes de saúde do estado na coleta e execução de testes rápidos do coronavírus no Amapá.

  Desde o dia 27, a 22ª Brigada de Infantaria de Selva iniciou a desinfecção das unidades de saúde indicadas pelo Governo do Amapá. A ação tem sido coordenada por militares do Comando de Fronteira Amapá / 34º Batalhão de Infantaria de Selva (CFAP/34°BIS), que realiza a lavagem externa da área do Hospital de Emergência (HE), Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (HCAL), Unidades Básicas de Saúde Lélio Silva e Marcelo Cândia, entre outros pontos de maior circulação da população. Para a realização diária da ação, foi disponibilizado pelo Exército um caminhão tanque de 12 mil litros, abastecido com água clorada a 0,1%, capaz de eliminar o vírus que pode sobreviver por até 72 horas em superfícies não desinfectadas. A iniciativa tem contado, ainda, com o apoio da Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa), que forneceu a água e os produtos químicos para a limpeza.

 

Fonte: 22a Bda Inf Sl