Novos alunos recebem a boina garança

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 17 mar 2020
Crédito: CMC e Professor Paulo Schemly

Curitiba (PR) – No dia 14 de março, foi realizada, no Colégio Militar de Curitiba, a solenidade de entrega da boina aos novos alunos. A atividade contou com a presença do Comandante da 5ª Região Militar, General de Brigada Claudio Senko Penkal, do Secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná, Coronel Rômulo Marinho Soares, além de comandantes de organizações militares de Curitiba e ex-alunos da Turma de 1980, que está completando 40 anos.

Antes da solenidade da boina, foram inaugurados, no Pavilhão de Comando, os retratos dos alunos mais bem classificados de 2019 na Galeria e no Quadro de Honra. Fazem parte da Galeria de Honra os alunos primeiros colocados em cada série, além do primeiro colocado no Concurso de Admissão ao Colégio. Já os sete primeiros colocados de cada ano escolar integram o Quadro de Honra.

Durante a formatura procedeu-se a troca dos condutores do mascote "Nicodemus", que é conduzido pelo aluno e aluna mais novos do Colégio, e a substituição dos condutores das Bandeiras Históricas, desempenhada por alunos do 8º ano. Na sequência, os novos alunos receberam a boina garança entregue pelos padrinhos e realizaram o juramento do aluno. A Solenidade foi encerrada com o desfile do Batalhão Escolar, com a participação dos ex-alunos da Turma de 1980.

A Boina Garança

Instituída em 21 de janeiro de 1971, traz consigo um significado especial na força de uma das cores heráldicas do Exército Brasileiro. Seu recebimento representa a incorporação do novo aluno no Sistema Colégio Militar do Brasil. Simboliza não apenas a proteção do corpo jovem, frágil, em formação, mas também a segurança propiciada pela centenária, tradicional e conceituada organização de ensino do Exército que, naquele momento, acolheu o novo aluno.

Fonte: CMC


Crédito: CMC e Professor Paulo Schemly