Entrada pelos Portões dos novos Alunos do CFGS 2020

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 26 fev 2020
Crédito: Sd De Lira

Rio de janeiro (RJ) – No dia 21 de fevereiro, os novos alunos do Período Básico do Curso de Formação e Graduação de Sargentos (CFGS) entraram pelos portões do 1º Grupo de Artilharia Antiaérea (1º GAAAe), Grupo General Alves Maia. A cerimônia de entrada pelos portões simboliza as boas vindas do Exército Brasileiro às novas turmas, marcando o início de uma jornada repleta de desafios aos jovens militares.

Oriundos de todas as regiões brasileiras, os 89 futuros sargentos da Qualificação Militar Singular (QMS) de música e saúde, serão formados combatentes básicos do Exército Brasileiro, no período de aproximadamente 10 meses.

Mantendo as tradições, o militar mais novo do CFGS abriu, juntamente com o Comandante do Grupo, os portões da organização militar. Neste ano, coube ao aluno Lucca Piovani Oliveira, de 18 anos, oriundo da cidade de Piumhi (MG). Após a abertura, os alunos entraram pelo portão do Grupo, um a um, representando um ato voluntário de compromisso com o Exército Brasileiro, em especial o de honrar as suas tradições, valores, deveres, ética e raízes históricas, bem como o respeito à hierarquia e à disciplina.

A solenidade teve seu ápice quando os novos alunos entraram, pela primeira vez, no pátio de formaturas ao som de "Avante Camaradas" permeando de emoção e orgulho seus familiares.

Finalizando, o TC Chagas, Diretor de Ensino do CFGS, ministrou a aula inaugural aos novos alunos abordando o tema "Exército Brasileiro: Braço Forte! Mão Amiga!" e deu início ao ano letivo. Aproveitando essa formatura, o Grupo General Alves Maia comemorou o 75º ano da tomada de Monte Castelo.

Personificando a Força Expedicionária Brasileira (FEB) esteve presente, em posição de destaque, o 3º Sgt Paúra, ex-integrante desta casa e filho de ex-combatente. Seu pai, Antônio Paúra, incorporado às fileiras do Exército no 1º Regimento de Infantaria, atual 1º Batalhão de Infantaria Mecanizado combateu nos campos da Itália, junto aos aliados. 

Fonte: 1º GAAAe