Brigada de Montanha comemora os 75 anos da Tomada de Monte Castelo

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 27 fev 2020
Crédito: STen Guarany

Juiz de Fora (MG) – No dia 21 de fevereiro, o General de Brigada Alcio Alves Almeida e Costa, Comandante da 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha, recebeu, no Palacete Frederico Ferreira Lage, os ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB), Senhores José Maria da Silva Nicodemos, Nelson de Paula Reis e José de Souza Campos, por ocasião da comemoração dos 75 anos da Conquista de Monte Castelo, posição chave das defesas alemãs nos Apeninos, que contribuiu para a derrota das Forças Nazistas e o término da 2ª Guerra Mundial.
Em cerimônia realizada no Pátio de Formaturas Sapucaia, do Comando da Brigada, os ex-combatentes, à época 3º Sargento Nelson, Cabo Nicodemos e Cabo Campos representando os brasileiros que lutaram em solo italiano em defesa da paz, liberdade e democracia, foram elogiados e cumprimentados por todos os presentes. Os ex-combatentes aproveitaram a oportunidade para relatarem algumas de suas passagens durante a Guerra, narrando histórias que precederam o ataque de Monte Castelo e sua conquista, além de “causos” sobre a Tomada de Montese. A FEB contou com a participação significativa de cidadãos juizforanos que integraram o 11º Regimento de Infantaria, de São João del-Rei (MG).
Estiveram presentes na solenidade, os Comandantes das organizações militares (OM) de Montanha, além de comandantes de OM não subordinadas à Brigada de Montanha, mas que integram a Guarnição militar de Juiz de Fora, além de familiares.

Fonte: 4ª Bda Inf L (Mth)