“A geração do emprego e a guerra do futuro” foi o tema da aula inaugural que marcou o início do ano letivo na AMAN

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 18 fev 2020

Resende (RJ) – No dia 14 de fevereiro, o Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva,  ministrou, na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), a aula inaugural do ano letivo de 2020 para o corpo docente e para os cadetes.

Durante a aula inaugural, que teve como tema: “A geração do emprego e a guerra do futuro”, o Chefe do DECEx destacou as premissas constantes em sua diretriz de comando, como o fortalecimento da imagem da Força e a manutenção de sua credibilidade. Além disso, evidenciou a necessidade da capacitação técnica dos recursos humanos de maneira alinhada às novas tecnologias e sem deixar esquecidos os valores e as tradições que possibilitaram a construção de um Exército vitorioso e respeitado. Ressaltou, ainda, a importância de se estar atento aos acontecimentos da atualidade e a capacidade de saber trabalhar em equipe.

Em sua palestra, o General Tomás enfatizou que todos devem conhecer o funcionamento das novas tecnologias, como a robótica, a cibernética, a inteligência artificial e outras, pois o Exército deve estar sempre atualizado com relação ao que existe de mais moderno nos diversos campos do conhecimento e da guerra.

Destacou, ainda, que a preparação das novas gerações deve buscar a projeção das tendências, para que o futuro oficial possa ter ferramentas para interagir e solucionar os desafios que lhe serão impostos.

O efetivo de cadetes no corrente ano é de 1768, distribuídos nos quatro anos de formação na academia. A AMAN segue sua missão de formar o oficial combatente de carreira, apto a liderar o Exército do futuro e a superar os desafios da Era do Conhecimento, baseado em atitudes,  habilidades e  conhecimentos.

Fonte: AMAN