Futuros Sargentos Iniciam Formação no 10º Batalhão de Infantaria Leve – Montanha com entrada solene

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 18 fev 2020
Crédito: Sd Wendell e Sd Berto

Juiz de Fora (MG) – No dia 15 de fevereiro, ocorreu no 10º Batalhão de Infantaria Leve – Montanha (10º BIL Mth), a formatura de início do Curso de Formação e Graduação de Sargentos do Exército Brasileiro (CFGS). A tropa em forma estava composta por 67 Alunos (dos quais 48 do sexo feminino) de diversas regiões do país.

O evento foi prestigiado por familiares e amigos que se fizeram presentes. A formatura foi presidida pelo Comandante do 10º BIL Mth e Diretor de Ensino do CFGS, Tenente-Coronel Luis Felipe Moraes Daltro Campos.

A cerimônia militar iniciou com a abertura simbólica dos portões do quartel, realizada pela aluna Yasmin Zille de Moura Gabriel, de 17 anos, a mais jovem da turma. Na sequência, os alunos entraram no Pátio Tudo Pela Pátria, marchando ao som de "Avante Camaradas”, sob o olhar admirado e orgulhoso de todos os presentes.

Após a solenidade ocorreu a Aula Inaugural, ministrada pelo Ten Cel Daltro, tendo como público os Alunos e seus convidados. Em suas palavras o Comandante e Diretor de Ensino destacou as atividades que serão realizadas no ano, bem como, abordou os aspectos da formação, objetivos do curso e formação do caráter militar.

O Primeiro ano de formação no CFGS, realizado no batalhão, abrange a formação Individual do combatente militar bem como aprendizado técnico e prático das funções do Sargento. Após o primeiro ano, as alunas podem optar por seguir para Escola de Sargentos de Logística (EsSLog), no Rio de Janeiro, ou para o Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx), em Taubaté (SP). Para os homens há uma terceira opção, a Escola de Sargentos das Armas (ESA), em Três Corações (MG).

Quando sargentos estarão à frente de pequenas frações na tropa, como combatentes do Exército Brasileiro na área de logística, intendência, manutenção de comunicações, topografia, manutenção de armamento, mecânico de viatura e mecânico operador.

Fonte: 10º BIL Mth


Crédito: Sd Wendell e Sd Berto