Encerramento de projeto de preservação ambiental e prevenção a acidentes marítimos com o Corpo de Bombeiros

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 02 fev 2020
Crédito: Sd Da Souza e Sd Medeiros

Rio de Janeiro (RJ) - Em 31 de janeiro de 2020, no Centro de Avaliações do Exército (CAEx), Campo de Provas da Marambaia, ocorreu a solenidade de encerramento do Projeto Botinho 2020, iniciado em 20 de janeiro. Trata-se de um programa gratuito, gerenciado há mais de 50 anos pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), em 25 praias do Estado.

O CAEx cedeu a faixa de praia da organização militar (OM) destinada ao banho de mar para que 95 jovens e crianças dos bairros de Barra de Guaratiba e Campo Grande pudessem ser estimulados na cultura de preservação do meio ambiente e prevenção a acidentes marítimos, por meio de atividades orientadas e ensino a respeito das condições do mar e de primeiros socorros, com dicas para evitar situações de risco, principalmente em relação a afogamentos. Os alunos foram divididos em três categorias: "golfinho" (7 a 11 anos), "moby dick" (11 a 14 anos) e "tubarão" (15 a 17 anos).

Durante os dez dias de aula, foram ministradas pelo CBMERJ atividades lúdicas, regras de segurança na praia, noções de oceanografia e de atendimento pré-hospitalar, identificação das características de um afogamento, trabalho do salva-vidas, técnicas e prática de salvamento no mar, preservação do meio ambiente e identificação de animais marinhos.

No último dia, após o hasteamento da Bandeira Nacional e do canto do Hino Nacional, foram entregues troféus ao destaque geral de cada uma das três categorias e também certificados aos três destaques femininos e três masculinos de cada categoria, nas provas de circuito de obstáculos, corrida à nadadeira e salvamento com tubo de resgate.

Fonte: CAEx