Aniversário do Batalhão Villagran Cabrita

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 28 jan 2020

Rio de Janeiro (RJ) – No dia 23 de janeiro, o 1º Batalhão de Engenharia de Combate (Escola), Batalhão Villagran Cabrita, realizou formatura geral para comemorar os 165 anos de sua criação.

A formatura contou com a presença de personalidades civis e de autoridades militares, entre as quais o Coronel José Fernandes Filgueiras Filho, Comandante do 5º Grupamento de Engenharia, e o Coronel Aviador Marcelo da Costa Antunes, Comandante da Ala 12. Na oportunidade, houve a entrega do Diploma de Amigo do Batalhão, concedido a personalidades que prestaram relevantes serviços à Organização Militar.

Criado em 23 de janeiro de 1855, o Batalhão teve participação decisiva na Guerra do Paraguai e em vários episódios da história militar brasileira, como a Revolta da Armada e a Guerra de Canudos. Foi responsável pela conquista da Ilha de Redenção e construção da Estrada do Chaco.

Atuou em operações de paz, como por exemplo, a Missão de Paz das Nações Unidas em Angola, entre 1995 e 1997, e a Missão de Paz das Nações Unidas no Haiti, entre 2004 e 2017. Participou, também, em missões de pacificação no Complexo do Alemão em 2010; no Complexo da Maré em 2014; e, na Intervenção Federal no Estado do Rio de Janeiro.

Mais recentemente, no seu 164º ano, participou de três missões reais: Operação Muzema, ocasião em que atuou no resgate às vítimas do desabamento de prédios na comunidade da Muzema no Rio de Janeiro (RJ); Operação Guaçuí, quando lançou e operou uma ponte Logistic Support Bridge (LSB) no município de Guaçuí (ES); e Operação Areal, no combate à extração ilegal de areia no município de Duque de Caxias (RJ).

 

Fonte: 1º BE Combate (Es)