Comandante da 5ª Região Militar verifica atividades do Parque Regional de Manutenção/5

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 20 jan 2020
Crédito: Sgt Coutinho

Curitiba (PR) – O Parque Regional de Manutenção da 5ª Região Militar (Pq R Mnt/5) recebeu a visita do General de Brigada Cláudio Senko Penkal, novo Comandante da 5ª Região Militar, no dia 15 de janeiro. Na ocasião, que começou com a apresentação de oficiais, o Comandante do Pq R Mnt/5, Coronel Marcelo Sérgio Cabral, explanou sobre as principais atividades desenvolvidas, projetos e metas.

Dentre as missões dessa importante unidade fabril do Exército Brasileiro, estão a manutenção do material de emprego militar das organizações militares dos estados do Paraná e de Santa Catarina, a manutenção de 3º escalão das viaturas blindadas da série M, a manutenção de viaturas oriundas do governo dos Estados Unidos da América, a produção de barracas de 10 praças, a produção de coletes de proteção balística e a modernização de viatura blindada de transporte de pessoal M113, definida no projeto estratégico e gerenciamento de suprimentos.

Com o objetivo de proporcionar maior capacidade operacional às viaturas, permitindo mais mobilidade e vida útil, o Pq R Mnt/5 possui diversas especializações do Quadro de Material Bélico e do Quadro de Engenheiros Militares. Além do projeto de modernização, o Pq R Mnt/5 realiza a manutenção do fuzil automático leve 7,62mm e a transformação do PARAFAL para o modelo PARAFAL MD1, equipado com mira holográfica, cano curto, lanterna tática e bandoleira de três pontas, que permite o melhor emprego do fuzil para atividades de garantia da lei e da ordem. Dessa forma, contribui para a modernização e a manutenção dos produtos de defesa, garantindo a mobilidade e poder de fogo no âmbito da 5ª RM e do Exército Brasileiro.

Ao final da visita, o General Penkal parabenizou a equipe pelo trabalho e qualidade do material humano. “Parabéns por essa capacidade de integrarem-se e juntos produzir, como equipe, tudo o que eu vi agora”, ressaltou o Comandante da 5ª RM.

Metas e Planejamento

Para o ano de 2020, o Pq R Mnt/5 tem como plano interno de trabalho a fabricação de 40 coberturas da barraca 10P, fabricação de 1.000 coletes balísticos nível III, manutenção de 900 fuzis 7,62mm FAL e 400 fuzis 7,62mm PARAFAL MD1, modernização da VBCO APM109 A5+ (16 viaturas), dentre outros.

No âmbito de licitações, o planejamento abarca aquisição de insumos para a linha de produção de blindados I e II, aquisição de ferramental orgânico de primeiro escalão pra blindados, insumos para a linha de produção classe II, dentre outras.

A longo prazo, até o ano de 2022, o planejamento inclui a produção de 4.000 coletes balísticos nível III, 160 coberturas para barraca de 10 praças, 1.500 transformações de PARAFAL, quase 5.000 fuzis FAL e PARAFAL, dentre outras produções inerentes às atividades do Pq R Mnt/5.

Fonte: Pq R Mnt/5