Abertura oficial dos Jogos Desportivos PROFESP em Mato Grosso do Sul

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 11 dez 2019
Crédito: Cb Otaviano e Sd Fuzaro

Campo Grande (MS) – Quem passou pelo Colégio Militar de Campo Grande na manhã de 10 de dezembro escutou de longe o Hino Nacional sendo entoado por 600 crianças e jovens, de vários municípios de Mato Grosso do Sul, integrantes do Programa Forças no Esporte (PROFESP). Elas estão em Campo Grande focadas nos VII Jogos Desportivos PROFESP COTER 2019.

Na cerimônia de abertura das competições, presidida pelo Chefe do Centro de Coordenação de Operações do Comando Militar do Oeste (CCOp/ CMO), General de Brigada Cristiano Pinto Sampaio, a pira olímpica foi acesa pelos estudantes, representando a força do esporte.

“O esporte faz com que cada um de nós realize sonhos e nos permite acreditar nas nossas capacidades. Daqui sairão, quem sabe, atletas olímpicos, profissionais em diversas áreas, porque um corpo são desenvolve uma mente sã. Acreditem em vocês”, disse o General Pinto Sampaio antes de abrir oficialmente os Jogos Desportivos.

A solenidade foi encerrada com o desfile dos jovens do PROFESP das organizações militares do Comando Militar do Oeste, entre elas o 11º Regimento de Cavalaria Mecanizado, que trouxe o aluno Erick Santana da Silva, de 16 anos, um dos atletas do grupo de Ponta Porã (MS).

“Eu estou muito animado com essa oportunidade de fazer parte do programa. Já melhorei em vários aspectos na escola; estou bem mais focado e disciplinado e até recuperei minhas notas. Em casa, estou ajudando bem mais também,” explicou o estudante após a cerimônia de abertura.

O PROFESP, desenvolvido pelo Ministério da Defesa com o apoio da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, democratiza o acesso à prática e à cultura do esporte e promove o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, oferecendo atividades desportivas e educacionais, além de lazer e atividades complementares.

“O objetivo do programa é a inclusão social, fazer o esporte educacional. Dentro dos quartéis, a criança ou o jovem tem grandes lições de cidadania. Uma das condições para ser beneficiário é estar matriculado na rede pública de ensino. Só aqui, em Mato Grosso do Sul, são 1200 alunos que se beneficiam do programa,” lembrou o Coordenador do PROFESP no Comando Militar do Nordeste, Coronel Osvaldo Silveira de Oliveira, que veio a Campo Grande especialmente para participar da abertura do evento. Os Jogos Desportivos continuam no complexo esportivo do Colégio Militar de Campo Grande até o dia 12 de dezembro.

Fonte: CMO