Encerramento e Diplomação dos Cursos da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 29 nov 2019

Rio de Janeiro (RJ) – No dia 26 de novembro, foi realizado, na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), o encerramento dos Cursos do ano letivo 2019: Curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército (CPEAEx), Curso Internacional de Estudos Estratégicos (CIEE), Curso de Comando e Estado-Maior para Oficiais Médicos (CCEM/MED), Curso de Comando e Estado-Maior (CCEM), e Curso de Comando e Estado-Maior para Oficiais de Nações Amigas (CCEM/ONA), que teve início com o descerramento das placas das turmas.

Após o descerramento das placas, os destaques dos cursos: Coronel de Artilharia Mario Eduardo Moura Sassone, do CPEAEx; a Coronel Médica Carla Lobo Loureiro, do CCEM/MED e o Major de Artilharia Guilherme Tasso Dantas Sanfelice, do CCEM, receberam prêmios ofertados por adidos militares de Nações Amigas, pela POUPEX, pela ECEME e pela Biblioteca do Exército (BIBLIEx).

Os Majores Pedro Augusto da Cás Porto, Odonias Péricles Alves e Vladimir Medeiros Costa, que também apresentaram destacado desempenho no CCEM, e os demais destaques, foram agraciados com uma viagem cultural e de estudos ofertada pelo Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx) para a República da Argentina.

Na ocasião, foi concedida, ainda, a Medalha do Exército Brasileiro e livros ofertados pela BIBLIEX aos Oficiais Instrutores e Alunos das Nações Amigas.

O evento foi prestigiado pelas seguintes autoridades: Adido de Defesa do Paquistão, General de Brigada Muhammad Yousaf,  Adido do Exército Peruano, General de Brigada Herbert Dávila Ramirez,  dentre outros convidados.

No dia seguinte, 27 de novembro, foi realizada a formatura de Diplomação dos Cursos. A Cerimônia contou com a presença do Comandante do Exército, General de Exército Edson Leal Pujol,  do Ministro de Estado do Exército em 1999 e Comandante do Exército de 2000 a 2002, General de Exército Gleuber Vieira,  do Comandante do Exército de 2007 a 2015, General de Exército Enzo Martins Peri,  do Chefe do Estado-Maior do Exército, General de Exército Walter Souza Braga Netto,  do Comandante Militar do Sudeste, General de Exército Marcos Antonio Amaro dos Santos,  do Comandante Militar do Leste, General de Exército Júlio Cesar de Arruda, do Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, e demais integrantes do Alto Comando do Exército de ontem e de hoje, acompanhados do Comandante da ECEME, General de Brigada Rodrigo Pereira Vergara.

Foram diplomados na ECEME na data, 53 formandos do CPEAEx, sendo 2 da Marinha do Brasil, 49 do Exército Brasileiro e 2 da Força Aérea Brasileira; 10 do CIEE, sendo 4 brasileiros e 6 estrangeiros; 6 formandos do CCEM/ MED; 130 formandos do CCEM e 8 formandos do CCEM/ ONA.

Os concluintes brasileiros foram designados para as mais diversas cidades do país, e irão desempenhar as funções de assessoramento aos Grandes Comandos do Exército Brasileiro.

Fonte: ECEME