Na Semana Nacional do Doador de Sangue, militares de Curitiba colaboram com instituições de saúde locais

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 28 nov 2019
Crédito: Sgt Coutinho e Cb Boller

Curitiba (PR) – No mês de novembro o Exército Brasileiro, por meio da 5ª Região Militar realizou uma campanha de doação de sangue envolvendo os quartéis da cidade.

Foram 18 quartéis, dos quais mais de 265 militares voluntários doaram sangue no Hemepar, na Santa Casa de Misericórdia e no Hospital Erasto Gaertner, no período de 6 a 25 de novembro, data em que se comemora o Dia Nacional do Doador de Sangue.

Para a realização da campanha foi verificada, junto aos bancos de sangue dessas instituições, a capacidade de atendimento diário para assim fazer um cronograma para todos os quartéis.

Segundo a Diretora Geral do Hemepar, Liana Andrade Labres de Souza, a instituição é grata às campanhas realizadas pelo Exército Brasileiro. “O Exército sempre responde para nós em coletas externas, sempre nos ajudam muito a manter o nosso estoque de sangue de uma forma regular podendo atender todo cidadão paranaense”, disse a diretora.

Uma bolsa de sangue pode atender até quatro pacientes, segundo a Supervisora de Coleta do Hospital Erasto Gaertner, Nicole Raquel Ribeiro Winter, há o fracionamento do sangue em plaquetas, concentrado de hemácias e plasma. “Cada hemocomponente tem sua função específica, todos os pacientes são atendidos com uma única doação”, explicou a supervisora.

Para ser um doador de sangue voluntário é necessário estar em boas condições de saúde, pesar mais de 50 quilos e não fazer uso de alguns tipos de medicamentos. A mulher pode doar a cada 3 meses e o homem a cada 2 meses, em um período de um ano é possível doar de 3 a 4 vezes.

As campanhas são muito importantes no aspecto de chamar as pessoas para a ação voluntária. Para o 1º Sargento Marcos Donizeti Lopes, doar é um gesto de solidariedade. “Para as pessoas que estão precisando é algo que vai fazer a diferença, então venham doar sangue” disse.

 

Imprensa local

A campanha de doação de sangue foi pauta na imprensa local, com repercussão em sites de notícias e matérias em programas de TV.

A data de encerramento da campanha teve a atenção voltada para o Dia Nacional do Doador de Sangue, gancho este utilizado pelas reportagens jornalísticas exibidas pelos programas Band Cidade 2ª edição, Boa noite Paraná e nas notícias da TV Paraná Turismo.

Seguem os links para visualização das reportagens:

- TV Band Paraná (afiliada Band), programa Band Cidade 2ª edição;

- RPC TV (filiada da Rede Globo), programa Boa Noite Paraná;

- TV Paraná Turismo;

- Site Tribuna do Paraná;

- Site Agência de Notícias do Paraná;

- Site Bem Paraná;

- Site Governo do Paraná, Secretaria de Saúde; e

- Site RDR News.

Fonte: 5ª RM