28º Batalhão de Infantaria Leve participa da Operação Agulhas Negras 2019

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 28 nov 2019
Crédito: 2º Sgt Defávari e Sd Hugo

Campinas (SP) – No período de 19 a 29 de novembro, o 28º Batalhão de Infantaria Leve (28º BIL) vem participando da Operação Agulhas Negras (OPAN), maior e mais complexo adestramento avançado do Exército neste ano. O objetivo do treinamento é manter o estado de prontidão das tropas da 2ª Divisão de Exército em operações ofensivas, defensivas e de cooperação e coordenação com agências.

A missão do Batalhão consiste em reconquistar uma cidade ocupada por um exército inimigo. Para isso, foram enviados reforços de outras unidades, como o 13º Regimento de Cavalaria Mecanizado e o 2º Grupo de Artilharia de Campanha, compondo, assim, a Força Henrique Dias, a fim de realizar operações nas áreas rural e urbana.

O 28º BIL participa deste exercício empregando mais de 300 militares, dentre os quais, 130 são soldados incorporados no corrente ano, colocando em prática todos os conhecimentos adquiridos, tanto no combate convencional quanto no combate urbano, encerrando, assim, o ano de instrução.

Entre as principais atividades realizadas ao longo da semana, estão o apronto operacional, transposição de curso d’água, marcha para o combate, assalto em área humanizada e patrulhamento ostensivo.

Também foi realizada uma Ação Cívico-Social na cidade de Analândia (SP), objetivo reconquistado pela Força Henrique Dias, durante o exercício simulado.

Saiba mais sobre a Infantaria, a Rainha das Armas:

A Infantaria tem como característica essencial a aptidão para combater a pé, em todos os tipos de terreno e sob quaisquer condições meteorológicas, podendo utilizar variados meios de transporte. Uma de suas missões é conquistar e manter o terreno, aproveitando a capacidade do infante de progredir em pequenas frações, difíceis de serem detectadas em todos os tipos de terreno. Isso permite que ele se aproxime do inimigo para travar o combate corpo-a-corpo. A Infantaria poderá ter especializações das mais diversas: motorizada, blindada, paraquedista, de selva, de caatinga, de montanha, de guardas, de polícia e, no caso descrito: Leve.

Fonte: 28º Batalhão de Infantaria Leve


Crédito: 2º Sgt Defávari e Sd Hugo