Desdobramento de Base Logística Militar Terrestre – Operação Pioneiros

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 26 nov 2019

Campo Grande (MS) – De 3 a 8 de novembro, o 9º Grupamento Logístico (9º Gpt Log) realizou um Exercício no Terreno no município de Sidrolândia (MS), denominado Operação Pioneiros, como parte de seu Período de Adestramento Avançado. A localidade foi escolhida por possibilitar o apoio logístico às manobras da 4º Brigada de Cavalaria Mecanizada e da 18º Brigada de Infantaria de Fronteira, que atuavam em 1º escalão na operação da Força Terrestre Componente (FTC), no Exercício de Adestramento do Comando Militar do Oeste (CMO).

A atividade contou com a participação de aproximadamente 300 militares do 9º Gpt Log e organizações militares diretamente subordinadas (OMDS), que desdobraram uma Base Logística Terrestre (BLT), composta pelos módulos de Comando e Controle, Transporte, Suprimento, Manutenção, Engenharia, Saúde e Recursos Humanos, para a execução do apoio logístico às operações do CMO.

Durante o exercício de adestramento, a BLT planejou e solucionou problemas militares simulados (PMS) e também atividades com tropas e meios (ATM), a fim de adestrar os Estados-Maiores e as tropas nas operações logísticas de apoio logístico à FTC.


Ação Cívico Social

No dia 6 de novembro, no contexto da Operação Pioneiros, foi realizada uma Ação Cívico Social (ACISO) no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do bairro São Bento, em Sidrolândia-MS. Foram realizados mais de 350 atendimentos médicos, oftalmológico e odontológico (avaliação odontológica e orientação de higiene bucal), exame de glicemia e aferição de pressão arterial. Foram, também, realizadas ações de esclarecimento de saúde pública, como a Campanha Novembro Azul (prevenção ao câncer de próstata) e a Campanha de Prevenção ao Câncer de Boca com orientações e distribuição de cartilhas e informativos sobre os temas.

A ACISO também incluiu a reforma e pintura do CRAS Jandaia (sede da Secretaria de Assistência Social do Município) e do CRAS do bairro São Bento, a retirada de entulho e o melhoramento nas ruas desse bairro.

Fonte: 9º Gpt Log