Blindados de Artilharia adquiridos dos Estados Unidos são apresentados no Rio Grande do Sul

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 28 nov 2019
Crédito: Sd Marques

Santa Maria (RS) – No dia 22 de Novembro, no “Coração do Rio Grande”, foi possível ver em ação parte das 32 Viaturas Blindadas de Combate Obuseiro Autopropulsado (VBCOAP) M109 A5+ BR 155 mm, recentemente adquiridas pelo Exército Brasileiro, de fabricação norte-americana e modernizadas pela empresa BAE Systems.

Os carros de combate M109 A5+ BR foram adquiridos do governo dos Estados Unidos da América e fazem parte do projeto de transformação e modernização da Artilharia de Campanha do Brasil, elevando a capacidade operacional do Apoio de Fogo da Força Terrestre.

Os 32 obuseiros estão concentrados em Santa Maria desde a sua chegada no Brasil (7 de outubro, no Porto do Rio Grande-RS), e após ser realizado o treinamento dos militares que operarão o material, os veículos serão destribuidos a suas organizações militares de destino.

A solenidade militar iniciou às 9 horas, no Campo de Parada, em frente ao 29º Batalhão de Infantaria Blindado (29º BIB). Fizeram-se presentes, o General de Exército Geraldo Antonio Miotto, Comandante do Militar do Sul, o Dr. José Barroso Filho, Ministro do Superior Tribunal Militar, o General de Divisão Mauro Sinott Lopes, Comandante da 3ª Divisão de Exército (3ª DE), o General de Divisão Riyuzo Ikeda, Comandante da 3ª Região Militar, o Sr. Jorge Pozzobon, Prefeito de Santa Maria, o General de Brigada Amadeu Martins Marto, Comandante da Artilharia Divisionária da 3ª Divisão de Exército, e demais autoridades civís e militares.

Para finalizar a atividade, no Campo de Instrução de Santa Maria (CISM), foi realizada a demonstração de tiro real desse novo obuseiro, de 25 toneladas e motor de 440 HP, que mostrou sua capacidade de engajar alvos até o alcance máximo de 30 Km, realizando tiro indireto. Esse carro de combate possui sistema de navegação inercial e cadência máxima de quatro tiros por minuto.

O Obuseiro Autopropulsado M109 A5+ BR equipará o 3º Grupo de Artilharia Autopropulsado (3º GAC AP), da 6ª Brigada de Infantaria Blindada (6ª Bda Inf Bld), e o 5º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (5º GAC AP), da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada (5ª Bda C Bld).

A aquisição desse Material de Emprego Militar amplia a capacidade da nossa Artilharia, tendo em vista que o produto foi modernizado com base nas necessidades do Exército Brasileiro. O novo modelo do M109 tem maior alcance e reduz o tempo entre o recebimento da missão tiro e o disparo, em mais de 80% em relação aos modelos anteriores.

O obuseiro de 155 mm de calibre incorpora um medidor da velocidade inicial do tubo, que proporciona maior precisão ao tiro, além de melhorias no sistema de posicionamento e navegação, na unidade de exibição de comando, nos rádios digitais, no sistema de controle de armas e no bloqueio de tubo remotamente acionado.

O tiro de demonstração marcou importante etapa no processo de modernização da Artilharia de Campanha, bem como apresentou a grande capacidade logística e operacional da 3ª DE, por meio da preparação e emprego das novas viaturas blindadas.

Fonte: 3ª DE


Fonte:3º GAC AP

Crédito: Sd Marques