CAEx celebra o Dia da Bandeira

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 25 nov 2019

Rio de Janeiro (RJ)  O Centro de Avaliações do Exército (CAEx), "Campo de Provas da Marambaia", comemorou, em 19 de novembro, o Dia da Bandeira. A cerimônia foi presidida pelo Chefe da Organização Militar (OM), General de Brigada Antonio José Gonçalves Pinto, e contou com a presença dos militares, dos servidores civis e de diversos familiares.

Após a apresentação da tropa, foi hasteado o Pavilhão Nacional pelo Chefe do CAEx e, em seguida, realizada, por um oficial, a leitura alusiva, que enfatizou a altivez do grandioso Símbolo Pátrio em todos os rincões do vasto Território Nacional, como aglutinador dos ideais, aspirações e crenças comuns, verdadeira herança, cuja manutenção e guarda é missão de nosso Exército, a fim de perpetuá-la nas gerações vindouras do povo brasileiro.

As diversas cores e elementos da Bandeira Nacional, reverenciada na formatura, evidenciam e exaltam a riqueza e exuberância da terra e a manutenção da paz, como desejo de nosso povo. O lema "Ordem e Progresso", de origem positivista, evoca o "amor como princípio, a ordem como base e o progresso como meta". Suas estrelas representam os diversos estados da federação e o Cruzeiro do Sul também está presente no distintivo do Exército Brasileiro, guardião da soberania nacional.

Em seguida, enquanto foi entoado o Hino à Bandeira, o Subtenente Vágner Silva de Barros, praça mais antiga do CAEx,  incinerou as Bandeiras Nacionais inservíveis. O encerramento da solenidade ocorreu com a tomada da Bandeira Nacional, conduzida pelo porta-bandeira, em lugar de destaque no dispositivo, a fim de receber a continência da tropa em desfile.

Fonte: CAEx