Centro participa de capacitação em suporte básico de vida

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 22 nov 2019

Rio de Janeiro (RJ) – O Centro de Avaliações do Exército (CAEx), "Campo de Provas da Marambaia", participou, nos dias 5, 6 e 7 de novembro, do curso de adestramento em suporte básico de vida, ministrado no Centro de Medicina Operativa da Marinha (CMOpM), em Benfica, no Rio de Janeiro.

Participaram, como instruendos, 19 militares do CAEx, sendo 1 sargento, 3 cabos e 15 soldados, dentre Seção de Saúde, Companhia do Comando e Serviços, Subseção de Testes de Viaturas, Subseção Técnica e Seção de Manutenção e Transporte. A Marinha do Brasil cedeu, como instrutores, 1 oficial médico, 1 suboficial, 2 sargentos e 1 cabo.

A finalidade do evento foi prosseguir na capacitação dos militares que lidam, diariamente, com situações que demandam pronto-atendimento pré-hospitalar, a fim de proporcionar segurança cada vez mais rigorosa nas atividades de avaliação de Material de Emprego Militar, avaliação técnica de Produtos Controlados pelo Exército, exames de valor balístico de munição e colaboração técnica que envolva material de interesse do Exército.

O treinamento na área de Medicina Operativa é imprescindível no salvamento de mais vidas, ao considerarmos  que o correto tratamento inicial ao ferido deve contemplar os preceitos dos “10 Minutos de Platina”, tempo que os socorristas tem para retirar a vítima do veículo ou local do acidente, e da “Hora de Ouro”, que é a primeira hora que sucede um episódio de trauma, desde o momento do acidente até quando a vítima chega em um ambiente hospitalar com assistência médica.

Durante as 18 horas de instrução, foram abordados procedimentos relativos ao tratamento de queimaduras, extricação (remoção de vítima de local do qual não pode, ou não deve sair por seus próprios meios), imobilização e suporte básico de vida.

Fonte: CAEx