Brigada comemora o Dia da Bandeira

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 21 nov 2019

Recife (PE) – No dia 19 de novembro, a 10ª Brigada de Infantaria Motorizada (10ª Bda Inf Mtz) realizou uma solenidade em comemoração ao Dia da Bandeira. A solenidade contou com a participação das tropas que compõem o Quartel-General (QG) e contou com a presença de professores e alunos da Escola Municipal Célia Arraes.

O Dia da Bandeira foi criado pelo Decreto nº 4, no dia 19 de novembro de 1889, e é comemorado anualmente nos quartéis do Exército Brasileiro. A data escolhida foi o dia em que a nova bandeira foi apresentada ao povo, após a Proclamação da República, ocorrida no dia 15 de novembro daquele ano.

O Comandante da Brigada, General de Brigada Alexandre Oliveira Cantanhede Lago, realizou o hasteamento da Bandeira Nacional, acompanhado por dois alunos e, em seguida, entregou à Sra Ana Beatriz da Silva, diretora da escola, uma nova Bandeira Nacional e revistas do Recrutinha.

Na sequência, o Subtenente José Roberto Rodrigues de Sousa, praça mais antiga do QGl, deu início à incineração das bandeiras consideradas inservíveis.  

O Dia da Bandeira traduz o sentimento de patriotismo, de unidade e pertencimento dos brasileiros, sentimento cultivado por intermédio do respeito e reverência aos símbolos nacionais do país.

Fonte: 10ª Bda Inf Mtz