Combinação Logística e Operações na Amazônia Ocidental

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 20 nov 2019
Sustentação Logística no Alto Solimões - 3º Pelotão Especial de Fronteira
Crédito: ST Pires e Sgt Viann

Tefé (AM) – No dia 20 de novembro, chegou ao fim, no âmbito da 16ª Brigada de Infantaria de Selva (16ª Bda Inf Sl) mais uma fase da Operação Pirarara. Desencadeada nas calhas dos Rios Solimões, Puruê, Japurá, Javari e Içá, na região de fronteira com a Colômbia e o Peru.

No deslocamento Fluvial de 850 quilômetros do Ferry Boat Ten Cohen, pelo eixo Solimões/Japurá, a 16ª Base Logística (16ª Ba Log), unidade militar responsável pela logística operacional da 16ª Bda Inf Sl, posicionou 3 Destacamentos Operacionais de Selva (DOS) nos rios Puruê e Japurá, no contexto da Operação Pirarara IV, chegando no dia 12 de novembro ao 3º Pelotão Especial de Fronteira (PEF) Vila Bittencourt, localizado às margens do Rio Japurá, na fronteira com a Colômbia.

No 3º PEF, a tripulação do Ferry Boat, realizou o ressuprimento de Classe I, III, VI e IX, além prover a manutenção de embarcações e equipamentos do pelotão a fim de permitir a sustentação logística pelos próximos 3 meses. A tripulação retornou para Tefé no dia 15 de novembro.

A Operação Pirarara IV teve por objetivo coibir o trânsito de entorpecentes, a extração ilegal de minérios, o combate aos ilícitos transfronteiriços, além da garantia da soberania brasileira na região limítrofe da Amazônia Ocidental.

Fonte: 16ª Base Logística


Sustentação Logística no Alto Solimões - 3º Pelotão Especial de Fronteira

Crédito: ST Pires e Sgt Viann