Comemoração do Dia da Bandeira em Santa Maria

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 20 nov 2019
Crédito: Sd Marques

Santa Maria (RS) – No dia 19 de novembro comemora-se o Dia da Bandeira do Brasil. Essa comemoração passou a fazer parte da história do país após a Proclamação da República, no ano de 1889. Com o fim do período Imperial (1822-1889), a bandeira que representava o império foi substituída.

Na Guarnição Federal de Santa Maria a atividade alusiva à data foi realizada nas dependências do 4º Batalhão Logístico (4º B Log), e contou com presença de autoridades civís e militares, alunos e professores de escolas da cidade, além de representantes de entidades santamarienses.

A solenidade militar teve início as 11:50h e ao meio-dia, quando não pairava qualquer sombra sobre o invicto Pendão, e significando o louvor máximo em respeito à nossa Bandeira, o Comandante da 3ª Divisão de Exército (3ª DE), General de Divisão Mauro Sinott Lopes realizou o hasteamento do Pavilhão Nacional.

A Bandeira Nacional é o maior símbolo do Brasil. Ela representa a nação brasileira, ou seja, o nosso povo, as nossas tradições e a nossa história. Como parte das comemorações à essa data, foi realizada a entrega das premiações aos alunos vencedores do Concurso de Redação sobre a Bandeira Nacional Brasileira, intitulado “Esta é a Minha Bandeira”, atividade esta promovida pelo Lions Club Santa Maria, em parceria com a 8ª Coordenadoria Regional de Educação, reconhecendo assim a importância deste símbolo Nacional na vida social, esportiva e cultural da sociedade.

O Comandante da Divisão Encouraçada, General Sinott, acompanhado da senhora Lucia Helena Tambara Richter, presidente do Lions Club Santa Maria e da professora Martha Segatto, na ocasião representando a 8ª Coordenadoria Regional de Educação, bem como a senhora Adriana Maria Knackuss, professora da Secretaria Municipal de Educação, realizaram a entrega da premiação aos vencedores do concurso.

Foram agraciados 4 vencedores, divididos em 2 categorias: Escola Estadual e Escola Municipal.

Das escolas Estaduais, receberam a premiação em 1º Lugar a aluna Rute Santos da Silva, estudante do Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos e de Cultura Popular Julieta Balestro, e em 2º Lugar a aluna Maria Eduarda Horbach Pereira, do 6º ano da Escola Estadual de Ensino Médio Santa Marta.

Já os vencedores da escolas municipais, foram condecorados em 1º lugar a aluna Isadora Marodin Lemes, estudante do 6º ano, e em 2º Lugar o aluno Ryan Lopes Chiapa, estudante do 5º ano, ambos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Helena.

Na oportunidade o Comandante da 3ª DE também entregou uma bandeira do Brasil aos representantes das escolas vencedoras.

Após ser lida a Ordem do Dia, o Subtenente João Carlos Pereira Gomes, do Centro de Adestramento Sul (CA-Sul), praça mais antiga da guarnição de Santa Maria, realizou a incineração de bandeiras julgadas inservíveis para o uso.

Após o canto do Hino à Bandeira Nacional, a solenidade foi encerrada com o desfile da tropa.

Fonte: 4º B Log


Crédito: Sd Marques