Regimento Itororó comemora seu 109º aniversário de criação

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 20 nov 2019
Crédito: 5º BIL

Lorena (SP) – No período de 10 a 13 de novembro, foram realizadas as comemorações alusivas ao 109º aniversário do 5º Batalhão de Infantaria Leve (5º BIL), ocorrido no dia 15 de novembro. Os eventos tiveram a participação de militares da ativa, reserva, personalidades civis e antigos militares que serviram na Unidade.

Fizeram parte das comemorações de seus 109 anos de existência, eventos como a Corrida “Sgt Antônio Pádua”, realizada dia 10 de novembro, com a participação  de centenas atletas de todo o Vale do Paraíba, e um concerto musical, executado pela Banda do Regimento Itororó, no auditório da UNISAL (Centro Universitário Salesiano), sendo marcante a presença de civis, militares e da família militar. Foi realizado, também, o plantio de uma muda de árvore para cada ano de existência do 5º BIL, totalizando 109 mudas nativas da região, na área de instrução do batalhão. A atividade contou com a presença de militares do 5º BIL,  do Secretário de Meio ambiente de Lorena, Willinilton Portugal, bem como de crianças oriundas de escolas municipais da cidade.

Por fim, a Solenidade de Encerramento contou com a presença de autoridades militares e civis, integrantes da reserva e familiares. Durante o evento, foi realizada a entrega de Diplomas de "Amigo do Batalhão" a personalidades que, direta ou indiretamente, contribuíram de forma positiva com o Regimento. O 5º BIL recebeu, ainda, mais de 200 militares que serviram no batalhão entre os anos de 1960 e 2018, culminando com um desfile junto com a tropa do Regimento Itororó.

Breve Histórico

O 5º Batalhão de Infantaria Leve, Regimento Itororó, é uma das mais antigas e tradicionais unidades do Exército Brasileiro. Sua origem remonta aos primórdios da colonização, tendo sua árvore genealógica dois ramos que se originaram em locais e épocas diferentes. O primeiro ramo tem origem no Terço da Bahia (formação militar do Sec. XVII), em 1631, em Salvador (BA). O segundo, iniciado pelo Regimento de Moura, em 1767, no Rio de Janeiro (RJ). As unidades de ambos os ramos, ao longo da história, mudaram várias vezes de sede e de denominação, vindo a encontrar-se, após a criação oficial do 5º Regimento de Infantaria (5º RI), em 15 de novembro de 1910.

O 5º RI passou por várias modificações de designação e de estrutura organizacional, acompanhando a evolução doutrinária do Exército. Recebeu a denominação de I Batalhão do 5º RI, em 1964; de 5º Batalhão de Infantaria, em 1973; e de 5º Batalhão de Infantaria Leve, em 1993, quando foi pioneiro numa das mais novas modalidades da Infantaria brasileira – a Infantaria Leve Aeromóvel.

Fonte: 5º BIL