130 anos da República

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 18 nov 2019
Crédito: Sd R Menezes e Sd Nobrega

Rio de Janeiro (RJ) - Os 130 anos da República foram comemorados pelo Comando Militar do Leste (CML) e pelo Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx) em um evento realizado na Praça da República, localizada no Campo de Santana, onde ocorreu a Proclamação da República do Brasil, em 15 de novembro 1889.

Para relembrar esse marco, durante a solenidade no dia 14 de novembro de 2019, o Comandante do CML, General de Exército Júlio Cesar de Arruda, o Chefe do DECEx, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, e o antigo Comandante do CML, General de Exército Luiz Gonzaga Schroeder Lessa, posicionaram uma corbélia de flores no busto do Marechal Deodoro da Fonseca. Em seguida, tropas de diversas organizações militares da Guarnição do Rio de Janeiro desfilaram em homenagem à data.

Encerrando o primeiro momento do evento, foi realizada uma apresentação com a figura do proclamador da República, Marechal Deodoro da Fonseca, escoltado pelo Pelotão de Cavalaria do 2º Regimento de Cavalaria de Guarda (2º RCG).

O segundo momento da solenidade foi marcado por um concerto sinfônico. A apresentação musical foi realizada pela Banda do 1º Batalhão de Guardas (1º BG) e pela fanfarra do 2º RCG. Militares e civis também assistiram à apresentação da Banda de Gaitas Brazilian Piper’s, do tenor Ricardo Gaio, da 3º Sargento Joyce Souza, do 32º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha e do Cabo Bruno do 1º Batalhão de Infantaria Mecanizado.

 

Solenidade emociona o público

Crianças, jovens e adultos acompanharam o evento registrando cada detalhe. O enfermeiro Fernando Antunes ficou emocionado com a solenidade.

“Tudo maravilhoso. Sinto-me privilegiado por ter conseguido assistir à apresentação. Não podemos deixar essa data [Proclamação da República] ser esquecida”, disse.

A diarista Ana Lucia Rosa que estava em seu dia de folga, passava pelo local e parou quando viu o evento acontecendo. “Estou impactada e muito feliz. Tenho militares na família e tudo isso me trouxe ótimas recordações. Essa data [Proclamação da República] é muito importante porque me remete a ideia de liberdade e deve ser respeitada não só hoje, mas sempre em nossa história, corações e mente”, opinou.

Alunos de unidades escolares como a Escola Estadual Olavo Bilac, a Escola Municipal Rivadávia Corrêa e o Jardim de Infância Municipal Campos Sales, além do 87º Grupo Escoteiro do Ar Brownsea abrilhantaram a solenidade, perpetuando os valores e a memória da data.

Fonte: Comando Militar do Leste